Rapidinha da viagem antes de entrar nos detalhes...
Duração: 13 dias (recomendaria no mínino 20 dias para o país)
Período: 19 Novembro à 2 Dezembro
Viajantes: 2 (eu e meu namorado, Gabriel)
Locais que visitamos:
- Joanesburgo,
- Kruger Park (Lower Sabie Camp),
- Cidade do Cabo,
- Plettenberg Bay,
- Storms River Mouth,
- Tsitsikama Park,
- Bungee Jump Face Adrenaline e
- Cabo da Boa Esperança
Quantidade de km percorridos de carro: Mais de 2000km
Trecho de avião interno: Joanesburgo - Cidade do Cabo (e retorno)
PARTE II - Kruger Park
Opções mais econômicas para o Safari dentro do Kruger Park
Fique atento ao horário que o portão de entrada do parque e o portão do camp fecha. Eu e Gabriel nos entretemos na nossa chegada ao parque... Nós entramos e ficamos super encantados com os animais, pra todo lado tinha bicho diferente. Vimos inclusive dois rinocerontes a poucos metros do nosso carro. Chegamos com meia hora de atraso no portão do Camp, fomos recepcionados por um dos guardas absolutamente nervoso e brigando conosco e pedindo enfaticamente o número do nosso quarto. Foi uma situação muito chata, o cara foi super, super grosso conosco. O rapaz que abriu o portão pra gente depois veio e nos acalmou dizendo: "Está tudo bem, eu sei que vocês tem reserva e que estão chegando agora ao parque". Eu fiquei desatenta com o horário porque pensei que era apenas o do portão de entrada e para o Camp eu não me preocupei mas depois dessa cena, chegava sempre meia hora antes do portão fechar, pra garantir!
DETALHES DOS SAFARIS
PASSEIOS PAGOS
PASSEIOS COM CARRO ALUGADO
Primeiramente, um detalhe importante pra quem não conhece o parque, é que você pode andar apenas nas estradas delimitadas do parque, não é um lugar que você pode sair wild and free com seu jipe 4x4. A gente adoraria que fosse ˆ.ˆ e a gente adoraria ter dinheiro pra alugar um jipe 4x4... Estávamos com nosso humilde Hyundai i10, pequetito e frágil-todo-cuidado-é-pouco.
Grande parte dos momentos que a gente estava livre, sem atividade agendada, a gente pegava o carro e ia passear pelo parque. O GPS funcionou muito bem em toda a extensão do Kruguer que passeamos. A comunicação se dá um pouco boca a boa; as pessoas vão parando o carro do seu lado e te informando que tem leão ali, leão acá ou alguma cena. E este é o bicho mais procurado realmente e, claro, ficamos na busca também =]
A experiência de fazer o safari por conta própria é muito boa. Se você quiser economizar, acho que dá pra fazer só o self drive mesmo e ir pedindo informações para as pessoas que passam ou param os carros. Com os guias é bom que eles te mostram alguns animais que estão mais escondidos, ou espécies legais que você não daria a mínima (a não ser que você seja um biólogo alucinado com animais, claro).
A loteria do safari
O que eu li muito antes de ir para o safari, é que essa pode ser uma experiência super decepcionante. Porque a vida corriqueira da selva não é tão agitada quanto os vídeos que vemos no Youtube. E eu já estava lidando super bem com essa ideia e achando a vida selvagem ok bem do jeito como ela é. Só a experiência de estar ali e ver aqueles bichos já é deslumbrante.
Daí, no último dia completo lá, fomos fazer nosso passeio de tarde. Almoçamos e fomos pro nosso self drive. Ficamos andando umas duas horas ou mais e não vimos nada que a gente já não tivesse visto. Só vimos uma hiena super de perto (que a gente ainda não tinha visto até então). Daí a gente foi dirigindo, dirigindo e na hora que eu já tava prestes a falar pra voltar, um carro que passou do nosso lado parou e disse: Olha, tem duas leoas na sua direita daqui aproximadamente 2 km.
-Bora!
Fomos e realmente tinha duas leoas. Mais pra trás passamos do lado de dois búfalos. Um mais velho e um mais novo, andando na direção das leoas. Eu, particularmente, nem atinei (já estava naquele estado que disse que vocês: selva selvagem nada, selva pacata).
Achamos os leões e ficamos observado. Nesse lugar tinha apenas dois carros: um carro de passeio, com o um cara fotografando e uma caminhonetona, além da gente. Mais tarde chegou uma vã, um cara saiu de fora da vã pra esticar as pernas e tcharam: era um brasileiro. Na hora que ele saiu da vã ele falou em alto e bom som:
- Tá vendo?? Até esses bichos tem medo de gente.
Ao passo que as leoas deram um pulo pra trás.
Depois que ele esticou as pernas, voltou pra dentro da vã e o pessoal ficou observando....
Passou uns 10 minutos e os búfalos começaram a passar do outro lado da estrada, o lado oposto de onde os leões estavam. Quando os leões viram, eles ligaram as anteninhas que eu não liguei e foram atrás dos búfalos, sorrateiramente. Virei carro, desvirei carro, tudo pra ver a direção pra onde a caçada se daria. Entre virar carro, desvirar carro, tirar foto com o celular, filmar com a gopro, ver se o Gabriel estava bem (que nessa hora já tava sentado na janela do carro, PROIBIDO, gente! Gabriel que gosta de quebrar regras), o carro morreu. E esse rapaz que tava atrás de mim com uma super câmera ficou super ansioso, eu também e foi uma loucura. Finalmente consegui ligar o carro de novo e fomos mais pra perto. As leoas pegaram o búfalo menor e o maior tentou ajudar mas acabou sendo vencido e foi embora.
Foi uma cena super rápida e super ação (como nos filmes do Youtube). Ficamos lá um tempo vendo a cena e tirando algumas fotos, do mini búfalo sendo devorado -- eu, particularmente, morrendo de dó e o Gabriel achando a melhor coisa do mundo.
Mais tarde chegou um outro carro, e eu vi que eles conversaram com o pessoal da van.
Daí, quando o grupo que tava na van foi se despedir, eles chegaram do lado do nosso carro e comentaram que o homem que conversou com eles disse que ele vai para o Kruger há 10 anos tentando pegar uma cena assim e nunca conseguiu (e dessa vez, ele tinha perdido por questão de minutos). E esse se tornou o momento "ganhamos na loteria do safari".
Quando estávamos voltando para o acampamento, paramos um carro pra avisar que tinha leões mais pra frente na estrada. O cara tava com a janela fechada, uma cara super de paisagem, sem nenhuma expressão. Quando ele abriu a janela, carinha triste e eu falei "tem dois leões mais a frente, observe sua esquerda - eles acabaram de matar um búfalo". Ele abriu um sorrisãaaaaooo e falou: - Two lions?
Ganhamos nosso dia =]]] Rimos até hoje dele abrindo o sorriso e falando: "TWO LIONS?"