Dicas úteis para marinheiros de primeira viagem na África do Sul
08:40TOMADA
Padrão de tomada sul-africano:
Mas é fácil achar a tomada de dois pinos, igual a que temos aqui. Também é fácil comprar adaptador em lojas de conveniência. Enquanto no aeroporto tava 240 rands (ôloko, meu!), compramos numa loja no centro de Joanesburgo adaptadores com 3 entradas por 30rands/cada.
DADOS MÓVEIS E LIGAÇÕES
SIM card no aeroporto com 13 min de ligação para qualquer lugar do mundo e 3 GB de internet (válido por um mês): Aproximadamente 90 reais com a companhia Vodacom, pega em TODO lugar.
GORJETA
Todos os restaurantes que você vai, ao entregar a conta, eles entregam também uma caneta para que você possa colocar o valor que deseja pagar de gorjeta / tips. Normalmente eu deixava por volta de 10% do valor.
SOBRE DIRIGIR E ESTRADAS NA ÁFRICA DO SUL
Absolutamente surreal como todas as paisagens eram lindas nesse lugar. Além disso, estradas muito boas. Eu li antes de viajar que tem algumas ciladas, se acontece de pegar caminhos errados, mas os trechos que são mais turísticos, nas rodovias N4 e N2, são maravilhosos.
As estradas africanas, pelo menos essas nacionais, são impecáveis. Qualidade muito boa mesmo. No caso da estrada que vai para o Kruger Park, passamos por 3 pedágios (antes de ir eu procurei muito na internet e não vi o valor cobrado), cada pedágio era por volta de 80 rands. Nunca era mais barato que isso.
Eles também tem umas tags no carro que quando você passa em alguma rodovia em Joanesburgo e Pretória, você passa por baixo de umas estruturas de ferro e a Tag apita (beep beep) e aí cobra acho que 3 rands que vem junto com a cobrança do aluguel do carro. Quando você passa nas praças de pegágio, a tag também apita mas não é cobrado nada.
De Joanesburgo para o Kruger eu vi muitos policiais, sempre estavam com radar móvel.
A velocidade máxima permitida nas rodovias é 120km.
Da Cidade do Cabo para a Garden Route vi poucos policiais e, pelo menos até Plettenberg Bay só tem 1 pedágio, acho que foi 85 rands.
Gastamos 3 tanques de gasolina para fazer aproximadamente 2000km (carro econômico Hyundai i10).
O aluguel de carro lá é muito barato. Por volta de 45 reais a diária. Pagando com cartão de crédito visa ou master card você tem o seguro (tem que procurar na sua operadora do cartão quais são as condições, se tem que fazer algum documento antes, etc...).
A gasolina tava por volta de 13 rands o litro.
Os motoristas são muito educados! O maior desafio é adaptar com a mão inglesa e tudo o que vem com ela...
Tive uns problemas de cobrança abusiva no aluguel do carro e aqui está uma matéria que saiu no jornal com minha história: http://www.otempo.com.br/interessa/super-motor/cuidados-para-evitar-surpresas-infelizes-na-hora-de-alugar-um-carro-1.1435883
Fique atento e exija a fatura final na devolução do carro.
Permissão internacional para dirigir?
Na hora de pegar o carro na locadora, eles não pediram a permissão internacional para dirigir. Até mostrei pra eles a que eu tinha emitido aqui no Brasil mas eles recusaram e falaram que queria minha carteira do Brasil mesmo. Não sei se os policiais pediriam a minha permissão internacional caso eu fosse parada durante meu trajeto, o que não aconteceu.
MOEDA E TROCA DE CÂMBIO
Levei dólares e troquei por rands no aeroporto. Não fiz as contas se valeria a pena trocar fora porque eu tava super apertada de tempo. Foi tranquilo trocar no aeroporto, na área de pegar as bagagens (em Joanesburgo) eles têm várias cabines de empresas diferentes pra trocar. Na cidade do Cabo, troquei na área de fora de embarque/desembarque. Troquei 700 dólares na primeira semana e 800 dólares na segunda semana (para duas pessoas), foi o suficiente pra sobreviver muito confortavelmente durante nosso tempo lá. Comemos fora todos os dias, abastecemos o carro, pagamos alguns passeios, etc... Até sobrou dinheiro no fim, sobrou uns 2000 rands e com ele nós compramos algumas lembrancinhas que estavam faltando.
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